segunda-feira, 13 de junho de 2011

1.1 - Definição de Relações Públicas

«Com o lema “fazer bem e fazer saber”, Relações Públicas são todo um conjunto de técnicas que vão permitir criar e manter uma imagem favorável entre uma empresa, instituição ou pessoa e o seu público» (Viale Moutinho, 2001: 142).
As Relações Públicas são uma actividade profissional que visa unir uma série de ferramentas em volta de um objectivo.
O objectivo pode ser variado, a candidatura de uma pessoa a umas eleições, o lançamento de uma empresa, entre outras. Visto de outra forma mais simples, elas procuram mostrar o lado positivo desse “produto” a quem querem que o produto seja “vendido”, de forma a alcançar o objectivo.
«Relações Públicas é tudo e nada» 1. Para se perceber melhor dou um exemplo, direccionado para a política:
«Os factos são incontestáveis: George W. Bush foi tão vira-casacas como John Kerry. Só que Bush contou a história primeiro. Ele e a sua equipa fizeram um trabalho de mestre quando contaram uma história sobre Kerry e a sua incapacidade de se ater a uma só história. Milhões acreditaram na mentira.
A equipa de Kerry respondeu com um esforço vão de salientar que Bush era tão vira-casacas como Kerry. É claro que essa história não podia pegar, porque a outra história já estava a correr. Foi perfeitamente indiferente se a história da equipa de Kerry era verdadeira ou não. A concorrência já estava a ter êxito com a venda dessa história, pelo que o pessoal de Kerry não tinha hipóteses de ser bem-sucedido com a sua» (Godin, 2006: 128/129).
Com esta história consegue-se perceber qual o poder que podem ter as Relações Públicas. No texto que citei, quando o autor fala em equipa, está a falar dos seus Relações Públicas. Aqueles que podem e devem
 «sugerir e coordenar políticas de tratamento dos públicos da empresa ou instituição; ajustar as suas políticas, procedimentos e acções que estão em conflito com o interesse público e com a sua sobrevivência» (Viale Moutinho, 2001: 142),
para depois elaborar um plano, devidamente bem pensado, para com a ajuda das ferramentas aplicar tudo isso em busca de um objectivo, seja ele qual for.

1 - Frase do Professor João Paulo Meneses na aula de EC2 no dia 26 de Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário